Bioindicadores
O PrimorLab vem inovando e buscou uma alternativa diferente de avaliação do solo. Segundo estudos realizados pela Embrapa, a atividade enzimática do solo é um dos bioindicadores que se mostraram eficazes. Os bioindicadores são mais sensíveis que indicadores químicos e físicos, detectando com maior antecedência alterações que ocorrem no solo, em função do seu uso e manejo.
Algumas das enzimas mais comumente utilizadas são aquelas ligadas ao ciclo do Carbono (C) e dos macronutrientes, Fósforo (P) e Enxofre (S), dentre as quais podemos destacar a celulase e β-glicosidase, as fosfatases e a arilsulfatase, respectivamente. Desenvolvida pela Embrapa, a tecnologia BioAS integra as análises das enzimas Arilsulfatase e Beta-glicosidase às rotinas de análise do solo, obtêm-se bioindicadores que não apenas avaliam a sustentabilidade do solo, mas também orientam decisões para maximizar o potencial produtivo.
Existe uma rede específica de laboratórios certificada e capacitada pela Embrapa para realizar as análises conforme a Tecnologia BioAS, sendo o laboratório PrimorLab Análises Agroambientais um dos poucos laboratórios nacionais credenciados desta rede.